COMO DESENTUPIR PIA

Publicado por Achei Desentupidora em

Hoje iremos abordar um dos problemas mais comuns enfrentados pelos usuários que vem até o site: como desentupir pia.

Assim como o entupimento do vaso sanitário, o entupimento da pia também traz o seus transtornos.

Seja pia do banheiro ou pia da cozinha, a dor de cabeça só muda de lugar. Hoje iremos tratar sobre como desentupir pia : mais precisamente a da cozinha.

Como Desentupir Pia

Em uma oportunidade futura, também iremos abordar sobre o desentupimento da pia do banheiro juntamente com algumas dicas para solucionar tal problema.

Como na cozinha temos uma atividade maior no dia a dia, a pia da cozinha é utilizada com bastante frequência.

Muitas vezes alguns dejetos acabam indo pelo ralo, como a quantidade é pequena e são tão poucos, pensamos não haver problema, mas a longo prazo isso pode se agravar.

Os itens mais comuns encontrados na tubulação são restos e pedaços de alimentos, plástico e as vezes até talheres.

Mas e a caixa de gordura?

Ela existe e é obrigatória a sua instalação! É lei. Você pode até estar desesperado procurando saber como desentupir pia, mas uma das causas pode ser a famosa caixa de gordura voltando dejetos.

A função da caixa de gordura é justamente separar a água da gordura (Ah, sério???). Como a gordura é mais leve, ela deverá ficar por cima e a água embaixo, evitando assim que a gordura da pia da cozinha vá para a rede de esgoto.

O ideal é que ela seja limpa a cada três meses, com isso, evita-se o acúmulo de gordura e a caixa não irá transbordar.

Se a caixa de gordura não for limpa com frequência, o acúmulo de gordura nela passará para a tubulação, que ficará parcialmente ou totalmente obstruída e com óleo grudado.

Como resultado, a água não irá escoar adequadamente voltando para a pia. (Sem contar o mau cheiro também).

Como desentupir pia ? 

O primeiro passo é verificar a sua caixa de gordura. Pois como dito anteriormente, o problema pode estar nela.

Faça uma limpeza. Como saber se a caixa de gordura está limpa? Fácil. Quando a água que estiver nela também ficar limpa.

Se possível utilize luvas para que o mau cheiro não fique nas suas mãos (se não tiver luva, utilize sacolas mesmo). Retire toda a gordura que está dentro da caixa e nas laterais e coloque em uma ou mais sacolas reforçadas para que não vaze.

Como dito anteriormente, a gordura é mais leve e deverá ficar na parte de cima. Inclusive formando uma grossa camada.

Assim que terminar a limpeza, lave a caixa de gordura com algum desengordurante (Veja ou similares ou detergente), esfregue com uma bucha velha, esponja de aço (bombril) ou uma escova. O importante é que fique limpa.

Todos esses procedimentos geralmente não levam mais que 30 minutos e o problema inicial sobre como desentupir pia estará solucionado.

Se a pia ainda estiver entupida, pode ser que o acúmulo de gordura na tubulação esteja obstruindo.

Como Desentupir Pia

No mercado há vários produtos a venda que prometem desentupir a pia da cozinha. Embora sejam eficazes, são altamente corrosivos e podem causar danos maiores na sua tubulação.

O ideal é buscar alternativas naturais, com produtos baratos que também tem a sua eficácia comprovada.

Um deles é a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. Basta despejar o bicarbonato de sódio na pia (2 a 3 colheres) e despejar vinagre (1 copo). A ação efervescente irá desobstruir a gordura impregnada nos canos. Para que seja mais eficaz, quanto menos água na pia melhor.

Deixe agir por 15 a 20 minutos e, se possível, despeje água quente. Se a tubulação for extensa, uma quantidade maior de água irá ajudar.

Caso na sua casa tenha também um daqueles desetupidores, o uso dele sempre é bem vindo!

Como Desentupir Pia

Se tiver muito tempo que a caixa de gordura foi limpa pela última vez, a situação pode estar crítica, sendo necessárias ações mais enérgicas para resolver o problema.

Uma rápida busca e você irá encontrar empresas especializadas em como desentupir pia, como por exemplo desentupidoras.

 


0 comentário

Deixe uma resposta