COMO DESENTUPIR CANO COM EXTINTOR DE INCENDIO

Publicado por Achei Desentupidora em

Neste artigo veremos como você pode utilizar um extintor de gás carbônico (CO²) para desentupir a sua tubulação ou o seu encanamento.

Devido a sua alta pressão, o extintor de gás carbônico é uma excelente ferramenta que pode ser utilizada para lhe auxiliar em como desentupir cano com extintor. A vantagem é que você não precisará utilizar nenhum arame, vergalhão ou produto químico para desentupir o encanamento.

Principalmente se a tubulação for extensa, neste caso ficará inviável utilizar um vergalhão ou uma mangueira.

Como Desentupir Cano com Extintor

Publicidade:
Loading...

Lembrando: O extintor que você irá utilizar não é de água, muito menos de pó químico. O único extintor que irá lhe ajudar aqui é o de CO²!

O extintor de água irá lhe ajudar apenas se o entupimento for muito, mas muito simples. O que na maioria das vezes não acontece.

CUIDADOS NECESSÁRIOS E COMO PROCEDER:

Se houver no extintor uma espécie de funil, que é utilizado para focar o gás sobre as chamas, basta removê-lo para que fique apenas a mangueira.

Outro detalhe é que a mangueira do extintor é um pouco curta. Você irá precisar de um pedaço extra de mangueira e uma abraçadeira. Ambos podem ser facilmente adquiridos em uma ferragista.

A mangueira não precisa ser muito grande, cerca de 1 metro a 1 metro e meio de tamanho já será suficiente.

Procure um pedaço de pano ou plástico para evitar que a pressão do extintor retorne. Você irá precisar dele para cobrir a boca do cano. Pegue um pedaço grande. Evite pedaços pequenos para que ele não caixa na tubulação e piore o problema.

  • Enrole o pedaço de pano ou plástico na ponta da mangueira para que faça a vedação. Certifique para que fique bem firme.
  • Detalhe: Não pode haver vazamento de ar! A vedação da mangueira que você colocar na tubulação dever ser completa ou do contrário você não terá o resultado desejado.
  • Fique atento, pois a pressão do extintor pode fazer com que a mangueira lhe dê uma chicotada. Segure bem firme.
  • Pise em cima da mangueira para evitar uma eventual chicotada e utilize um óculos de proteção.

O ideal é que uma pessoa segure a mangueira e faça a pressão com o pano e outra pessoa realize os disparos, assim você consegue pisar na boca do cano onde está o pano ou plástico e também na emenda que você fez na mangueira com a abraçadeira.

Aperte e solte, rapidamente, o gatilho do extintor, efetuando vários disparos e veja se a água já consegue fluir naturalmente.

Fique atento, pois se houver água na parte externa, com certeza ela irá espirrar.

Mais uma vez, tome cuidado pois a pressão do extintor de gás carbônico é muito forte. Observe também se a outra ponta do cano que você quer desentupir não fica exposta e se os dejetos que sairem dele não irão atingir nenhuma pessoa ou até mesmo um veículo.

Como Desentupir o Cano com Extintor de Incêndio

Se o seu encanamento for interligado e houverem outros ralos no caminho ou uma caixa separadora, por exemplo, ao utilizar esse método com certeza eles irão espirrar os dejetos longe!

Mas eu não tenho ou não consigo um extintor de gás carbônico!

Uma outra dica que temos é que você pode utilizar uma daquelas lavadoras de pressão.

Bem provável que você tenha uma ou conheça alguém que tenha.

Basta fazer da mesma forma: cobrir a boca com um pano ou plástico e mandar ver!

Agora uma pergunta: O cano que você está desentupindo tem ralo? Porque se tiver pode ser que ele tenha saído e sido obstruído com folhas por exemplo. Procure em uma ferragista um ralo que fique firme ou que cubra uma área maior da boca do cano.

 

Publicidade:
Loading...