Recentemente publicamos um artigo sobre quanto custa um serviço de desentupimento. Você pode conferir clicando aqui neste link. Mas agora, para facilitar a vida dos leitores, decidimos fazer um artigo com 10 dicas úteis antes de contratar uma desentupidora.

10 Dicas Antes Contratar Desentupidora

Não adianta desespero, é essencial manter a calma, quanto maior a urgência, maior o custo. Observe que muitas empresas se aproveitam da urgência e inexperiência do cliente para agir de má fé.

Claro que não podemos generalizar, há também que preste serviços de qualidade e com preço justo. Abaixo você irá conferir dicas preciosas que poderão lhe ajudar antes de solicitar uma visita.

Veja agora 10 dicas úteis antes de contratar uma desentupidora.

  1. Pesquise e pechinche! Há várias opções no mercado. Você não é obrigado a contratar a primeira empresa;
  2. A depender do horário, uma desentupidora que atenda 24 horas poderá sair mais em conta;
  3. Peça um orçamento sem custo, explique o ocorrido para a equipe que irá lhe atender;
  4. Questione se a cobrança será por serviço ou por metro linear. Ao pesquisar você irá encontrar por empresas que cobram por serviço executado. Essa opção poderá sair bem mais barata.
  5. Já escolheu a empresa? Peça uma via do orçamento e observe se nele tem o valor total do custo do serviço. Atenção: Pode até ser que tenham especificado o valor do metro linear. Você precisa saber de fato quantos metros estão entupidos. A conta pode ficar bem salgada no final;
  6. O Procon inclusive recomenda que os prestadores de serviços forneçam um orçamento detalhado com o valor da mão de obra além das condições de pagamento;
  7. Não tem certeza de quantos metros estão entupidos? Limite um valor máximo para o gasto e negocie;
  8. Acompanhe de perto a realização dos serviços para evitar sustos na hora de pagar.
  9. Ter uma noção da tubulação interna também ajuda: Não tem como a empresa dizer que desentupiu 15 ou 20 metros se até a rede de esgoto se você sabe que a metragem é menor.
  10. Detalhe: A rede externa é de responsabilidade da companhia de água do seu Estado. Você paga por isso na conta de água.

O que aconteceu com a minha cunhada se resume bem essa situação: O inquilino que está em sua residência teve um problema de entupimento, e antes que ela pudesse ir ao local para averiguar, o mesmo acionou uma desentupidora e falou para resolverem o problema.

Não fez orçamento nem pechinchou.

Resultado: Uma fatura de R$ 1.150,00 para pagar. E não adiantou brigar no preço nem reclamar.

Mas esse tipo de prática é golpe?

De certa forma sim. Você está sendo lesado. Basta uma consulta rápida no reclame aqui para se ter uma idéia do tamanho do problema.

Sem citar os Procons que também acumulam diversas reclamações para este tipo de serviço. A campeã de todas: Preço abusivo/Metragem abusiva.

10 Dicas Antes Contratar Desentupidora

E olha que realizamos uma pesquisa rápida. O site do Reclame Aqui acumula, apenas para as categorias Valor Abusivo/Cobrança do Valor e Estorno do Valor mais de 50 reclamações.

Pessoal, esperamos que estas 10 dicas úteis antes de contratar uma desentupidora tenham sido de grande ajuda. Caso possuam mais alguma dica, deixem o comentário abaixo que iremos acrescentar com todo prazer.

O que importa é todos se ajudarem e no final conseguirmos serviços de qualidade por um preço justo e honesto.

Até a próxima.

#10dicasúteisantesdecontratarumadesentupidora